Nureca

O Núcleo de Recreação e Cultura atende 320 alunos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, no contra-período da escola. As principais atividades oferecidas pelo núcleo são as oficinas de esporte, dança; o estudo de música; o desenvolvimento da língua; aulas de informática; oficinas de jogos e brincadeiras, todas elas com foco na socialização e desenvolvimento das autonomias social, moral, intelectual, pessoal e artística.

Um dos principais objetivos do NURECA é realizar algumas ações de mediação cultural intensas, ampliando o repertório sócio-cultural dos jovens atendidos, de forma que construam novas formas de relacionar-se socialmente e com o mundo da cultura. O foco desta prática está em construir conhecimentos servindo de instrumentos para desenvolver aptidões e especializar algumas práticas sociais e artísticas.

Outros objetivos são a garantia de proteção social à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio do desenvolvimento de atividades sócioeducativas e oficinas; a promoção do auto-conhecimento e quanto à condição de cidadão e o incentivo a um processo de desenvolvimento produtivo e saudável.

Oportunizar aquisições para a conquista da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, diminuindo assim os níveis de criminalidade e violência, também fazem parte dos resultados esperados das atividades realizadas dentro do núcleo.

O Projeto Espaço Alana, através do NURECA, oferece à população um leque de atividades culturais, sociais, recreativas e de lazer que proporcionam informação, conquista de condições de autonomia, resiliência e sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, capacitações, serviços, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social.

As atividades são oferecidas por profissionais qualificados que reciclam seus conhecimentos através de encontros de formação continuada, oferecidas pelo próprio Instituto, mantendo desta forma um padrão de qualidade nos seus atendimentos.

Para a realização das atividades do NURECA, o Instituto Alana oferece espaços arejados, com bebedouros dispostos em todos os pavimentos e rampas de acesso que garantem a circulação de pessoas com deficiência, com segurança. O Núcleo utiliza nove salas de aula e oficinas, uma de apoio, o anfiteatro, a quadra de esportes, o refeitório e o laboratório de informática.

Os alunos do NURECA tem uma alimentação adequada. Há o respeito às necessidades nutricionais de cada faixa etária. São oferecidas duas refeições balanceadas por dia, em turnos alternados, supervisionadas e acompanhadas pela equipe de nutrição e pelos educadores responsáveis pelos grupos.

O objetivo é o de garantir que ao longo dos anos esses alunos construam conhecimentos efetivos para as suas vidas e capacidade de expressão e criatividade. A Instituição deseja que eles desenvolvam instrumentos que possam favorecer suas vidas, mesmo que não venham a ser artistas, e que estes sejam enriquecedores e consistentes.

O Nureca está lozalido na Unidade Erva do Sereno do Espaço Alana - Rua Erva do Sereno, 548, Jardim Pantanal. Mais informações pelo telefone 2585-7646 ou pelo e-mail joanabatista@alana.org.br.