NAS

A ausência de políticas públicas na Comunidade do Jardim Pantanal afeta crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores desta região. Como resposta a esta realidade social, o Núcleo de Ação Social busca otimizar seus recursos técnicos e administrativos, dando melhor aproveitamento à sua capacidade de trabalho de forma a tornar o Núcleo e a Instituição, em geral, capaz de suportar o desafio de desenvolver ações com maior abrangência e efetividade.

Ao procurar resultados de maior escala, o NAS intensifica suas ações através da inclusão de novas frentes de trabalho e reforça a cobrança da implantação de políticas públicas na comunidade por meio da formalização de convênios e serviços públicos.

Neste contexto, com o objetivo de dar respostas rápidas à população, ele trabalha na transversalidade entre os exos de forma integrada, objetivando um atendimento de maior qualidade.
O Núcleo de Ação Social atua em sete eixos de trabalho: atendimento ao idoso, biblioteca, articulação comunitária, serviço social, saúde, geração de trabalho e renda e psicologia.

Atendimento ao Idoso - Proporciona aos idosos das comunidades atendidas pelo Instituto Alana um espaço de socialização e convivência. Esse eixo incentiva atividades como dança, artesanato, debates e palestras sobre saúde e relacionamento familiar, além de promover passeios e a troca de experiências entre os seus freqüentadores. O contato dos idosos com crianças e jovens de outros núcleos é estimulado como forma de reforçar a afetividade e o respeito entre gerações, além de favorecer a propagação da cultura. Ele também oferece acompanhamento aos idosos no comparecimento à rede pública de saúde e a confecção de próteses dentárias, em ação conjunta com o eixo Saúde.

Biblioteca - Fornece suporte aos alunos dos demais núcleos do Educando na Periferia ou das escolas das regiões em que o Instituto Alana está presente. Com ponto de acesso à internet e acervo constituído por livros, jornais, revistas e filmes, é aberta também aos moradores dessas regiões, o que a torna um importante ponto de aproximação da instituição com a comunidade e dos educadores com as famílias de seus alunos. Ela possui cerca de 4000 títulos e é a única biblioteca presente na região.

Articulação Comunitária - Atua no sentido de privilegiar espaço social de construção dos significados éticos de toda e qualquer ação de cidadania, possibilitando aos usuários perceber-se como parte de uma comunidade, de uma classe, de um ou vários grupos sociais, além de comprometer-se particularmente com questões que são consideradas relevantes para a vida coletiva, marcada pela desigualdade social, pela disparidade regional e por uma notável diversidade cultural.

Serviço Social - Realiza ações de pressão e articulação política e social, com o objetivo de proteger a população que sofre violação de seus direitos, fortalecendo assim o acesso aos bens e serviços públicos existentes. O serviço social presta atendimento a todos os cidadãos que dele necessitar visando a garantia dos direitos.

Saúde - De caráter predominantemente informativo, as iniciativas do Instituto nessa área estão concentrados na orientação para prevenção de doenças, no apoio às campanhas públicas de saúde e vacinação e na manutenção de um serviço odontológico voltado ao atendimento em biocibernética bucal. Esse tipo de atendimento se dedica à correção da respiração bucal, um problema com repercussões sobre diversos aspectos da saúde, orgânicos e psicológicos, capaz de comprometer a capacidade cognitiva e o rendimento escolar.

Geração de Trabalho e Renda - Contribuir com o resgate da auto-estima e busca de novos caminhos, prepará-las para a coletividade com equilíbrio e desenvolvimento social e emocional.
Oportunizar a capacitação de pessoas que participam dos cursos de Artes Manuais Corte e Costura e Bordado, para a formação de grupos de produção, propiciando a autonomia e emancipação das mesmas, minimizando assim as dificuldades geradas pela alta vulnerabilidade.

Psicologia - Desenvolver ações integradas e complementares, a partir da multiplicidade de olhares das diversas áreas, em busca de melhor atender a comunidade do Jardim Pantanal. Este eixo se divide em três frentes: trabalho com famílias, trabalho em grupos e cuidando do cuidador.