CEI


O atendimento a crianças em idade pré-escolar é uma das carências mais sensíveis e críticas do Jardim Pantanal. Longe das condições ideais de amparo, muitas dessas crianças vivem em ambientes privados de serviços essenciais como água tratada e coleta de esgoto. Assim, é grande o risco de seu desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo ser comprometido, o que pode reduzir sua capacidade de ação para superar suas circunstâncias desfavoráveis.

Ajudar a romper esse ciclo é o objetivo do CEI Alana, Centro de Educação Infantil do Espaço Alana, que adota em sua abordagem educacional os preceitos pedagógicos sócioconstrutivistas.

 
O CEI conta, hoje, com quinze salas e o número de matriculados é de cerca de 240 crianças entre 0 e 3 anos e 11 meses. Elas são atendidas de segunda à sexta-feira, no período de 7h a 17h, e todas fazem cinco refeições diárias no Alana - o café da manhã, hidratação, almoço, lanche e jantar. A Instituição fornece todo o material de higiene, inclusive as fraldas, o material pedagógico e os alimentos.

O quadro de profissionais contratados do CEI está diretamente relacionado com o número de educadores para um determinado número de crianças em sala. Em média temos oito crianças por professor, o que assegura a qualidade necessária à execução do projeto pedagógico idealizado, assim como aos padrões necessários para a garantia plena de direitos preconizados pelo ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente.

As atividades são organizadas através de rotinas planejadas, que estabelecem para o aluno uma relação de tempo e espaço, possibilitando o desenvolvimento da sua autonomia, principal objetivo da Educação. As áreas que compõem esta rotina são: a formação pessoal e social, para a construção da identidade e autonomia física das crianças; e o conhecimento de mundo, tratando também de estimular a construção das diferentes linguagens pelas crianças e estabelecendo relações com os objetos sociais de conhecimento como o movimento, a música, as artes visuais, a língua (leitura, escrita e oralidade), a natureza, a sociedade e a matemática.

Na área da saúde, além do acesso a uma alimentação balanceada e educação alimentar, as crianças são acompanhadas por uma enfermeira que oferece à criança e à família condições de conhecer a sua saúde e encaminhar aos postos locais quando o seu físico necessita de um acompanhamento médico mais detalhado. Muitas vezes, ajudamos a família a perceber uma situação de risco em que a criança se encontra e indicamos algumas soluções.

A proposta do CEI é a de promover relações saudáveis, a construção de conhecimentos e da identidade pessoal, a prontidão para o trabalho em grupo e o pensamento crítico.

O CEI está localizado na unidade Erva do Sereno do Espaço Alana - Rua Erva do Sereno, 548, Jardim Pantanal. Mais informações pelo telefone  2585-7646 ou pelo e-mail patricia@alana.org.br.