NIP


Em comunidades carentes, os jovens constituem um grupo particularmente vulnerável do ponto de vista social. Tão logo deixam de ser vistos como crianças, a família lhes cobra ajuda para o sustento da casa, porém, por conta da baixa formação, eles não encontram oportunidades com facilidade num mercado de trabalho cada vez mais saturado e seletivo.

O objetivo do Núcleo de Iniciação Profissional é contribuir para que, a partir dos 15 anos, esses jovens tenham a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais à inserção no mercado de trabalho. E também oferecer um ambiente onde possam reafirmar sua identidade e o vínculo a um grupo de referências positivas, em contraposição aos grupos de referência ligados à marginalidade. O Núcleo também oferece formação a adultos para lhes oportunizar a reinserção no mercado.

O NIP trabalha com cerca de 1400 alunos, anualmente. Informática; Programa de Educação para o Trabalho, Empreendedor em Pequenos Negócios, Auxiliar de Cozinha e Higienista em Serviços de Saúde, ministrados pelo Senac; Administração; Inglês; Oficinas de Comunicação e Artes e Núcleo de Arte de Comunicação, ministrados pelo Instituto Crescer; Grafite; Violão; Reforço de Português e Matemática; Varejo são os cursos oferecidos pelo Núcleo.

É com estes cursos e conteúdos que os educadores do NIP introduzem os jovem a um universo de conceitos como competitividade, performance, qualidade no trabalho e busca de resultados. Também a capacidade de análise, a criatividade, a facilidade de trabalhar em equipe e a organização pessoal e profissional são fomentados. Todos são requisitos básicos para melhorar as chances desse jovem no mercado de trabalho e colocá-lo em sintonia com as exigências da sociedade moderna.

Ao mesmo tempo, o NIP trabalha também a participação das famílias, trazidas para acompanhar os progressos dos jovens e estimuladas a se tornarem seus incentivadores. Outro aspecto importante do trabalho é o fortalecimento da autoconfiança de seus participantes. Por conta das suas origens e condições sociais, freqüentemente eles se vêem vítimas de preconceito nos processos de seleção profissional. Além de estimular o desenvolvimento das aptidões necessárias para que eles sejam bem-sucedidos nesses processos, o núcleo busca reforçar a noção de que essas dificuldades não se devem a uma limitação individual, mas a questões sociais de preconceito e intolerância que podem ser superadas, desmistificando sua existência como um fator determinante de valor pessoal e profissional.

O NIP está localizado à Rua Borboleta Amarela, 481. Seus cursos são oferecidos a jovens e adultos de todas as regiões de São Paulo e adjascências, principalmente, a moradores do Jardim Pantanal. Mais informações pelo telefone 2586-4559 ou pelo e-mail simeia@alana.org.br.